logo.gif











Movimentos Literários

 

caravela.jpgDesde o achamento do Brasil (1500), a literatura tem sido praticada no país. Começou com as literaturas de informação: as cartas escritas por Pero Vaz de Caminha, escrivão da comitiva de Pedro Álvares Cabral, para o rei de Portugal. Essas cartas fazem parte de um movimento chamado de Quinhentismo. Esse tipo de literatura perdurou pelo Brasil durante todo o século XVI.

Além de Pero Vaz de Caminha, outros escritores do Quinhentismo vieram para o Brasil, com destaque para o Padre José de Anchieta. Ele produzia diversos hinos, poemas, sermões, com o intuito de catequizar os indígenas. Nas literaturas do Quinhentismo, o estilo da escrita era baseado na visão do autor e dividia-se em: prosa, poesia e teatro.

O componente principal da escola literária da literatura de informação é o escrivão Pero Vaz de Caminha, com que tem sua obra "
Carta a El-Rei Dom Manuel", sobre o descobrimento do Brasil. Ele descreve com detalhes os habitantes, o clima e entre outras coisas. Caminha, através de seus textos, promoveu o primeiro contato dos europeus com o Novo Mundo.

Com o passar dos anos, os movimentos literários foram tomando proporções maiores com o surgimento de escritores brasileiros renomados. Desenvolveram-se, também no Brasil, manifestações baseadas nos mesmos ideais das escolas das escolas portuguesas como o
Trovadorismo, Humanismo, Renascimento, Classicismo ou, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Paranasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e outros.